• Facebook
  • Instagram

Instituto Biota

Parceria da Copra com Biota garante ações de resgate de animais
Companheira do Instituto Biota desde o início deste ano, a contribuição da Copra muito tem ajudado na manutenção e no desenvolvimento dos projetos e ações executadas pelo Instituto Biota de Conservação no Estado de Alagoas.

“Com esse recurso foi possível à contratação de uma médica veterinária que tem se dedicado exclusivamente ao Biota, coordenando e executando atividades de resgate e de atendimento de animais marinhos, monitoramento reprodutivo das tartarugas marinhas, ações de educação ambiental e participação em eventos acadêmicos e de políticas públicas.
Além disso, essa profissional coordena o trabalho de estagiários e de voluntários, organiza o acervo biológico, tabula e analisa os dados coletados, elabora relatórios técnicos e projetos”, enfatiza a diretora executiva do Instituto, Luciana Santos Medeiros.

No ano de 2017, houve uma grande demanda com o aumento do número de encalhes de mamíferos marinhos, com grande destaque aos encalhes de baleias jubartes vivas, onde necessitou de grande dedicação da equipe. “O patrocínio permitiu uma grande efetividade nos atendimentos e coleta de dados dos animais vivos e mortos”, complementa Luciana.A temporada reprodutiva 2017/2018 também tem sido beneficiada, pois os materiais para execução do manejo foram previamente organizados, sendo possível manter a equipe em prontidão para o atendimento das ocorrências.

Ações de educação ambiental levaram também a marca do patrocinador, como por exemplo, as exposições itinerantes do acervo biológico, campanha “Encalhou” e “Clean up Day”, evento de limpeza de praia realizado em 16/09, onde houve a participação de mais de 500 voluntários no ano de 2017, e a participação em eventos acadêmicos e reuniões de políticas públicas fizeram parte também das atividades dedicadas.

O diretor-executivo da Copra, Hélcio Oliveira, enfatiza que o resultado vem ao encontro do que a empresa havia pensando no início da parceria. “Mais do que levar o nome da Copra, naquilo que a empresa acredita que é a preservação da fauna e da flora, a atitude desperta em outras empresas o desejo de fazer uma parceria semelhante”.

O Instituto Biota de Conservação é uma Organização Não-Governamental criada para promover a conservação da fauna marinha e de seu habitat, com foco em mamíferos e tartarugas, contribuindo de forma efetiva para a manutenção e para o crescimento da ONG.