Saúde

Saúde íntima feminina

Saiba como o óleo de coco extravirgem pode ser utilizado como repositor natural da proteção da região íntima.

Avatar escrito por Copra Alimentos
Saúde íntima feminina

Você sabia que o óleo de coco extravirgem pode ser um aliado para proteção e equilíbrio da região íntima feminina?

Dentre as substâncias que apresentam maior potencial para o desenvolvimento dos chamados fitocosméticos, se destaca o óleo de coco extravirgem. Considerado por pesquisadores como uma substância extremamente versátil, com diversas ações benéficas comprovadas para as mais diferentes aplicações em saúde, o óleo de coco vem ganhando espaço entre profissionais de saúde incluindo ginecologistas e no meio científico pelos seus muitos benefícios, que vão muito além do alto poder de restauração capilar, com benefícios comprovados para a pele e outras aplicações estéticas. 

Segundo a Drª Jackeline Alecrim, farmacologista especialista em Cosmética Avançada e Produtos naturais, o óleo de coco extravirgem pode trazer muitos benefícios para a região íntima feminina. 

“A mucosa genital é sensível à ação de componentes presentes em sabonetes em geral, água da piscina e até mesmo corantes utilizados nos tecidos usados na confecção de roupas íntimas. Além de favorecer a irritação, algumas substâncias utilizadas na higienização da área podem remover parte do manto hidrolipídico corporal que funciona como uma barreira protetora da nossa pele contra agressões externas. O óleo de coco extravirgem pode ser utilizado como um repositor natural da proteção desta região, já que é composto por lipídeos que são extremamente benéficos para a pele e para o tecido íntimo, apresentando propriedades nutritivas e suavizantes, melhorando a qualidade tecidual e favorecendo o equilíbrio da microbiota local, uma vez que apresenta propriedades anti-inflamatórias e citoprotetoras (substâncias capazes de proteger nossas células e nossos tecidos)”, revela a pesquisadora.

Além dos benefícios para a saúde da região genital, a Drª Jackeline Alecrim também indica o uso do óleo de coco como lubrificante íntimo, oferecendo benefícios acima dos lubrificantes disponíveis no mercado: “O óleo de coco extravirgem puro, prensado a frio e 100% natural, apresenta alta quantidade e qualidade lipídica e pode ser usado também como um lubrificante íntimo natural, que melhora a sensibilidade local favorecendo orgasmos mais intensos, já que otimiza o deslizamento e a utilização melhora a vascularização local, sendo uma excelente opção já que não possui corantes e nem aditivos artificiais”.

Mas apesar de todos os benefícios, ela alerta que é preciso ter certos cuidados para o uso: “O uso do óleo de coco não é recomendado com preservativos de látex, pois o óleo pode alterar sua permeabilidade. 

Para uso diário, pode ser aplicado uma pequena quantidade de óleo de coco por toda a região íntima após o banho, como se fosse um hidratante. Não é necessário enxaguar.

O óleo de coco extravirgem ajuda a nutrir, proteger e melhorar a qualidade do tecido da região íntima.

Drª Jackeline Alecrim: a Cientista da Beleza

Conhecida como a Cientista da Beleza, a Drª Jackeline Alecrim é uma pesquisadora que atua no desenvolvimento de cosméticos científicos inovadores na área de educação superior, além de se destacar nacionalmente como fonte sobre alternativas naturais para a beleza sustentável.

“Desenvolvi produtos como consequência das minhas pesquisas e me especializei na beleza e na saúde dos cabelos, por isso, passei a ser chamada de cientista da beleza. Para ter cabelos bonitos, não basta usar cremes e bons produtos, são necessários alguns cuidados essenciais para manter a saúde dos cabelos. Ter um cabelo bonito e saudável depende muito dos nossos hábitos”, destaca a especialista. 

O universo da Beleza está cada vez mais conectado com o conceito natural. E nada melhor que conhecer a fundo a ciência por trás de alternativas que trazem o equilíbrio perfeito entre a beleza e a saúde, sempre em consonância com o bem-estar do planeta.

O interesse pela utilização de produtos naturais cresceu consideravelmente nos últimos anos, dados chegaram inclusive a indicar um crescimento superior ao dos produtos de origem sintética. Esse fenômeno que pode ser associado ao interesse por alternativas saudáveis e naturais, acesso a informações sobre o alto desempenho, praticidade da utilização de substâncias naturais e descobertas científicas sobre a eficiência destas substâncias provenientes da natureza como fonte de saúde e beleza.

Cientista Cosmetologia Dia da Mulher Mulher Óleo de Coco Saúde Saúde da Mulher Saúde Íntima Saúde Íntima Feminina

Assine nossa newsletter para receber notícias, receitas e conteúdos exclusivos COPRA.