Alimentação

Hábitos e alimentos para dar um up na sua imunidade

Ao adotar hábitos saudáveis e consumir alimentos naturais e frescos diariamente, você já garante uma boa defesa para seu organismo.

escrito por Copra Alimentos
Hábitos e alimentos para dar um up na sua imunidade

Imunidade é a capacidade do nosso organismo de se defender de invasores (vírus, bactérias e fungos) que possam causar doenças e infecções. 

A imunidade adquirida é fortalecida por hábitos saudáveis e pela alimentação. Quando estamos com a imunidade baixa, o corpo fica fragilizado, indisposto e adoecemos com mais frequência. Para manter nosso corpo protegido e fortalecido, é importante seguir uma rotina saudável e aliar certos hábitos com boa alimentação, assim você ajuda a fortalecer seu sistema imune para seu corpo combater doenças, gripes e resfriados. Para isso, listamos algumas dicas e alimentos para te ajudar nessa missão. Vem conhecer!

Durma bem 

Nosso organismo precisa de um período de descanso para repor as energias. Enquanto dormimos, nosso corpo realiza ajustes essenciais para o bom funcionamento das nossas defesas naturais. Nesse caso, dormir bem é um fator crucial, pois é durante esse período que a nossa imunidade se refaz.

Evite estresse

Ansiedade e estresse fazem com que nosso organismo libere corticosteróides,  hormônios capazes de reduzir a atividade ou eficiência da imunidade. Por isso, tente relaxar e faça exercícios físicos que ajudam a reduzir os níveis de estresse e melhoram a saúde do corpo.

Beba água regularmente

Além de ajudar na renovação das células, o consumo regular de água lubrifica as vias aéreas e evita infecções e alergias. O ideal é consumir pelo menos 2 litros de água por dia.

Aposte em vitaminas

Algumas vitaminas são essenciais para o fortalecimento da imunidade. A vitamina C é encontrada em frutas cítricas como laranja, limão, acerola, maracujá, morango, goiaba, kiwi e abacaxi. Em vegetais alaranjados como cenoura e abóbora é encontrada a vitamina A. Já a vitamina E é encontrada em óleos vegetais como óleo de coco, grãos e cereais. Todas elas podem ser extraídas dos alimentos, pois ajudam a aumentar a resistência e produção das células de defesa do organismo, além de contar com diversas propriedades anti-inflamatórias.

Consuma coco e óleo de coco

Estas são duas excelentes fontes ácidos graxos de cadeia média, que contribuem e auxiliam no aumento da imunidade, já que são ricos em ácido láurico, mesma substância presente no leite materno. 

O coco é rico em fibras, vitaminas, minerais e mais uma infinidade de propriedades que fazem dele um dos frutos mais completos e saudáveis do mundo. Já o óleo de coco, que é extraído a frio da polpa do coco seco, e é considerado um poderoso alimento antioxidante, antibactericida, antifúngico e antiviral que auxilia no aumento da imunidade, pois é rico em ácido láurico e ácido caprílico, componentes que participam das desefas do corpo, sendo um aliado natural para o aumento da imunidade. 

Além disso, uma forma indireta do óleo de coco contribuir com o sistema imune é na melhora do trabalho do intestino ao eliminar as bactérias ruins. 

Use própolis

O própolis é uma mistura de pólen, cera e resina vegetais criada pelas abelhas, com a função de vedar e proteger as colmeias. O extrato de própolis atua de forma semelhante em nosso organismo, agindo nas defesas através de suas propriedades anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana, antifúngica e cicatrizante, melhorando assim o sistema imune, pois é rico em proteínas, aminoácidos, vitaminas e flavonoides.

Inhame: delicie-se

O inhame é um dos alimentos que fazem parte da alimentação de muitos brasileiros. Esse tubérculo tem ação desintoxicante que auxilia na limpeza do sangue e ajuda a fortalecer os gânglios linfáticos, colaborando na defesa do sistema imune. Também contribui com boas quantidades de antioxidante, vitamina C e vitaminas do complexo B, e minerais como zinco, potássio, ferro, magnésio, cálcio e fósforo.

Consuma vegetais verde-escuros

Consumir alimentos verde-escuros fortalece o sistema imune e melhora a circulação sanguínea. Por isso, consuma alimentos ricos em ácido fólico: couve, rúcula, agrião, brócolis, espinafre, entre outros.

Consuma alho

O alho, além de trazer sabor aos preparos, é um forte aliado para reforçar a imunidade, pois ajuda a reduz o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosses e resfriados por ser rico em vitamina A, C e E, 

Coma tomate

Esse fruto versátil presente em muitas preparações do dia a dia, ajuda a fortalecer as defesas naturais do nosso organismo, pois age eliminando os radicais livres, que, em excesso no nosso organismo, favorecem o surgimento de doenças e infecções.

Aposte no Ômega-3

O ômega-3 é considerado um nutriente imunomodulador, pois auxilia na regulação de células do sistema imunológico. Ele é encontrado em avelã, nozes, amêndoa, castanha, abacate, atum, salmão, sementes de chia, linhaça, nozes e sardinha. 

Beba sucos da fruta com gengibre

Que tal incluir sucos da fruta com gengibre no seu dia a dia? O gengibre, somado às fibras das frutas, se torna uma ótima fonte de energia, que oferece mais força e disposição. É rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.

Mantenha bons hábitos de higiene

Uma boa higiene pessoal é essencial para manter a imunidade em dia, pois ela impede a propagação de germes e doenças decorrentes. Para se ter uma vida saudável, é preciso, dentre outras medidas, manter bons hábitos de higiene. 

– Lave as mãos antes e depois das refeições ou após o uso do banheiro
– Escove os dentes ao levantar, antes e após as refeições
– Tome banho, lave os cabelos e limpe as orelhas
– Corte as unhas regularmente

Além de praticar hábitos saudáveis do dia a dia, tenha sempre um álcool gel por perto para higienizar as mãos, pois ele inibe o crescimento de bactérias na pele.

Viu como alguns hábitos e alimentos podem contribuir para o aumento da imunidade? Descanso, alimentação e higiene garantem um sistema imune fortalecido. Lembrando que a imunidade adquirida não impede contágio e nem cura de doenças, mas ajuda nosso corpo a se fortalecer para enfrentar gripes, resfriados e alergias.

Siga as nossas dicas e viva com muito mais saúde. Leve para sua Vida. =)

Alimentação Saudável Coco Coronavírus COVID-19 Imunidade Nutrição Óleo de Coco Sistema Imune

Assine nossa newsletter para receber notícias, receitas e conteúdos exclusivos COPRA.