Nutrição

Coco e seus derivados: benefícios na manutenção e fortalecimento da imunidade

Confira as propriedades desse fruto poderoso na manutenção e fortalecimento da imunidade adquirida.

Avatar escrito por Copra Alimentos
Coco e seus derivados: benefícios na manutenção e fortalecimento da imunidade

Graças ao seu alto teor de sais minerais, o coco tornou-se referência na medicina popular, sendo utilizado como um bom auxiliar na saúde pelos benefícios que sua polpa, água, óleo, leite, farinha e outros derivados trazem em suas propriedades nutricionais. 

A polpa do coco incrementa a digestão e bom funcionamento intestinal, tem ação anti-inflamatória, favorece o fortalecimento do sistema digestório, sendo utilizada pelo organismo no auxílio de constipações e controle glicêmico. Além disso o coco é considerado um bom antioxidante, pois colabora na diminuição da produção de radicais livres graças a ação direta da vitamina E.

Farinha de Coco

A farinha de coco é rica em fibras, substâncias que em contato com a água no sistema digestivo, se tornam um gel volumoso, desta forma aumenta a distensão do estômago e promove maior saciedade e nos impede de exagerar nas refeições. Além disso contém em sua composição ácidos graxos de cadeia média que estão intimamente ligados ao sistema imunológico, possuindo ação antifúngica e antibactericida.

Leite de Coco 

O leite de coco é considerado fonte de gordura boa, que é rapidamente digerida e transformada em energia, metade das gorduras boas do leite de coco é composta por ácido láurico, que possui efeito contra vírus e bactérias. Além disso, o leite de coco apresenta uma pequena quantidade de vitamina C, cálcio, magnésio, fósforo, zinco, proteína e uma boa quantidade de potássio, ferro e ácido láurico.

Óleo de Coco

Já o óleo de coco – extraído a frio, mais conhecido como extravirgem -, é rico em ácidos graxos de cadeia média, que são facilmente absorvidos pelo nosso intestino, além disso o óleo de coco auxilia como regulador e modelador imunológico, agindo na prevenção e no combate aos microrganismos patogênicos, como bactérias, vírus e fungos, além de aumentar a resistência e parasitas intestinais, principalmente pela presença do ácido láurico na sua estrutura.

Por ser rico em nutrientes como o ácido caprílico e láurico, o óleo de coco extravirgem melhora a imunidade do nosso corpo combatendo radicais livres e infecções bacterianas. Além de se converter em monolaurina no intestino, oferecendo propriedades que combatem fungos, vírus e bactérias.

Como vimos, as propriedades desse fruto poderoso são extremamente benéficas para a nossa saúde e bem-estar quando consumido regularmente na alimentação, potencializando a proteção do nosso corpo contra problemas que envolvam a baixa imunidade.

Leve para sua Vida! 

Alimentação Saudável Coco Farinha de Coco Imunidade Leite de coco Nutrição Óleo de Coco Saúde

Assine nossa newsletter para receber notícias, receitas e conteúdos exclusivos COPRA.