Alimentação

Arraiá em casa: cardápio junino com substituições saudáveis

Faça sua festa de São João em casa!

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Arraiá em casa: cardápio junino com substituições saudáveis

O São João é uma das festas populares mais conhecidas do Brasil, e arrasta, todos os anos, milhares de pessoas às ruas do país. Porém, com a pandemia do novo coronavírus e a recomendação de isolamento social, as celebrações de 2020 serão diferentes. Esse ano, junho não terá bandeirinhas, fogueira e arraiá pelas ruas, mas as comidas típicas, hummm, essas vocês podem sim garantir aí em casa, viu?

Em geral, são delícias simples e caseiras preparadas com ingredientes típicos da festa junina, como milho, amendoim e coco. As dicas que trouxemos servem para que você faça as suas preparações da forma mais prática e saudável possível!

Óleo de coco

Três bolos tradicionais dessa época, são os bolos de milho, de coco e de fubá. Esses não podem faltar no cardápio. São bolos macios, saborosos e que  deixam qualquer um com água na boca. A dica é utilizar o Óleo de Coco Extra Virgem no preparo. Basta substituir a gordura do óleo de soja, de girassol, manteiga ou azeite, pelo Óleo de Coco – Extra Virgem ou Sem Sabor. 

Seu bolo continuará tão saboroso, quanto saudável.

Açúcar de coco

Outro produto que vai deixar suas comidas típicas ainda mais saudáveis e deliciosas, é o açúcar de coco. Ele é um dos melhores substitutos do açúcar refinado. Ele é extraído da seiva da flor do coqueiro e não é processado, nem possui conservantes, por isso, é uma das opções mais saudáveis para o consumo, além de ser ótima fonte de vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, ferro, cobre e zinco.

Utilize no preparo de bolos, canjica, pamonha, mungunzá e muito mais!

Coco ralado

O coco ralado está presente em praticamente todas as receitas do cardápio junino. Arroz doce, mungunzá, docinho de coco, cuscuz, pamonha e muitos outros. A vantagem desse alimento, é que ele incrementa a digestão e o bom funcionamento intestinal, tem ação anti-inflamatória, favorece o fortalecimento do sistema digestório, sendo utilizada pelo organismo no auxílio de constipações e controle glicêmico. 

Leite de Coco 

Tem algum intolerante à lactose em casa? Aqui está a solução para o preparo dos seus pratos juninos: o nosso leite de coco! Além de estar livre da lactose, é uma rica fonte de fibras e pode ser utilizado no preparo de receitas tanto doces, quanto salgadas.

E que tal uma receitinha especial de bolo gelado de tapioca com coco? Fácil de fazer e de agradar o paladar de todos! Anota aí e um bom arraiá dentro de casa.

Bolo de Tapioca com Coco

Ingredientes:
– 1 litro de leite vegetal
– 200 ml de Leite de Coco Copra
– 500 g de tapioca granulada
– 100 g de Coco Ralado Copra
– 1 pitada de sal

Preparo:
Em uma panela ferva o leite e o leite de coco. Desligue o fogo e adicione a tapioca e o coco ralado, misture bem e reserve. Unte uma forma para bolo e despeje a massa. Leve para a geladeira até endurecer. Desenforme e sirva com coco ralado e leite condensado.

Feliz São João!

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