Alimentação

Anvisa decide banir gordura trans até 2023

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou recentemente um novo conjunto de regras que visa banir o uso e o consumo de alimentos com alto índice de gordura trans.

Avatar escrito por Copra Alimentos
Anvisa decide banir gordura trans até 2023

A gordura trans também é conhecida como gordura vegetal hidrogenada. É muito usada na indústria alimentícia para melhorar o aspecto e o prazo de validade dos alimentos. Ela é formada através de um processo químico com óleos vegetais líquidos, como óleo de soja e óleo de canola, transformados em gordura sólida com uso do hidrogênio. A gordura hidrogenada está presente em diversos alimentos industrializados como, alimentos prontos e congelados, carnes processadas, biscoitos, bolachas recheadas, chocolates, salgadinhos, frituras em geral. O consumo frequente desses alimentos pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares em até 2%. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos países já tomaram medidas efetivas para reduzir a gordura trans nos alimentos industrializados, estabelecendo limites às quantidades permitidas. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou recentemente, por votação unânime, um novo conjunto de regras que visa banir o uso e o consumo de alimentos com alto índice de gordura trans até 2023, e prevê que a redução pode evitar até 500 mil mortes por ano decorrentes de doenças cardiovasculares em decorrência dos maus hábitos alimentares.

O consumo excessivo de alimentos com gordura hidrogenada faz mal à saúde, aumenta o colesterol ruim e reduz o colesterol bom. A orientação da Anvisa é que o consumo diário desses alimentos seja de até 2 g. De acordo com nota publicada pela Agência Nacional de Saúde, a medida deverá “ampliar a proteção à saúde, alcançando todos os produtos destinados à venda direta aos consumidores”.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br

Alimentação Gordura Hidrogenada Gordura Trans Gordura Vegetal Óleo de Coco Saudável Saúde

Assine nossa newsletter para receber notícias, receitas e conteúdos exclusivos COPRA.